terça-feira, junho 19, 2007

Nasa World Wind, ganha versão Open-Source via SDK (Código Aberto)


Se já alguma vez ouviste falar do Nasa World Wind, que não é mais que um software que oferecia uma visão do Globo antes mesmo da existência do famoso Google Earth e se também já ouviste falar da linguagem Java aqui fica uma notícia que te pode interessar.
Através duma pareceria entre a Nasa e a Sun Microsystems o software Nasa World Wind, ganhou uma versão Open-Source via SDK (Código Aberto), em outras palavras, qualquer um agora pode ter um "Globe service" totalmente aberto a customizações e ao desenvolvimento de novas funcionalidades.
Contudo a diferença agora é que temos uma aplicação que vai permitir que a comunidade mundial de desenvolvedores possa criar o que quiser dentro do software, surgindo assim novas funcionalidades, melhoria, etc. Este facto terá com certeza impacto directo nos concorrentes Google Earth, Virtual Earth, Skyline, entre outros, já que, provavelmente terão que começar a pensar em abrir o código dos seus produtos.
Resumindo, quem sai beneficiado com este novo software em open source somos todos nós que não percebemos nada de programação (falo por mim).

E para o caso de quem ainda não conhecer a versão original do NASA WORLD WIND é possível fazer o download do software a partir daqui.


Saudações Geográficas
Liliana Azevedo

Sem comentários: