quinta-feira, maio 03, 2007

Cartografia de risco….das bacias hidrográficas!!!

Segundo as notícias recentes, parece que é desta que a avaliação de avaliação de riscos ambientais está a tentar dar um passo de gigante no nosso país.
Portugal fazer um estudo exaustivo através da realização de cartografia das zonas de maior risco e os planos de gestão das bacias dos rios internacionais (Douro, Tejo, Guadiana, Lima e Minho).
Esta é uma medida abrangida pela nova legislação sobre avaliação e gestão de inundações, aprovada pelo Parlamento Europeu, ao mesmo tempo que exige uma coordenação comum das bacias hidrográficas. Uma medida vital para que haja uma maior avaliação e gestão não só dos caudais mas dos impactos que esses poderão ter. O objectivo é criar um quadro legislativo com vista a proteger a saúde das populações, o meio ambiente, o património cultural e as actividades económicas.
Contudo considero que Portugal deveria aproveitar e elaborar uma cartografia de riscos, não apenas dos rios internacionais, mas também para outras bacias hidrográficas, como por exemplo o Sado e o Zezêre que são rios nacionais e que apresentam também um risco acrescido para as populações em caso de inundações.

Saudações Geográficas
Liliana Azevedo

Sem comentários: