sexta-feira, novembro 24, 2006

Climático ou climatérico

Transcrevo para este espaço um comentário do senhor professor António Lopes a propósito do uso destes dois termos. Trata-se de uma contribuição valiosa, acerca da confusão que costuma existir entre estes dois termos.
"Acerca da utilização indevida do termo Climatérico - este termo é frequente e incorrectamente usado tanto como sinónimo de Estado do Tempo , como de Clima. É o resultado da influência que o francês teve sobre a nossa língua, devendo por isso ser classificado como um Galicismo,Barbarismo ou Estrangeirismo.

1) Em primeiro lugar não deve ser usado na nossa língua porque existem termos em português que definem as condições atmosféricas momentâneas, às quais geralmente se querem referir aqueles que o usam. Neste caso é aconselhável o uso de "estado da atmosfera" "estado do tempo" ou "condições atmosféricas".
2) Também não deve ser utilizado como sinónimo de "climático" porque o clima é definido por um conjunto de repetições de estados do tempo típicos, que lhe conferem características médias, empiricamente previsíveis, e com ritmos anuais e mensais mais ou menos bem definidos. A Organização Meteorológica Mundial propõe a utilização de períodos não inferiores a 30 anos para definir um tipo climático (normal climatológica). Também neste caso não é lógico utilizar o termo "climatérico" porque raramente é utilizado com este sentido e, quando o é, já existe um termo em Português - CLIMÁTICO.
3) Por último, mas não menos importante, climatérico é referente ao climatério, que significa Menopausa. "
António Lopes, Professor Auxiliar da Universidade de Lisboa

Saudações Geográficas
Liliana Azevedo

Sem comentários: