quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Incêndios florestais - Quem são os verdadeiros culpados?




Os incêndios florestais são das catástrofes naturais mais graves em Portugal, não só pela elevada frequência com que ocorrem e extensão que alcançam, como pelos efeitos destrutivos que causam. Para além dos prejuízos económicos e ambientais, podem constituir uma fonte de perigo para as populações e bens.
As suas causas são variadas, sendo, na sua grande maioria, de origem humana, quer por negligência e acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas eléctricas), quer por intenção. Os incêndios de causas naturais correspondem a uma pequena percentagem do número total de ocorrências em Portugal. Contudo, mesmo tendo conhecimento de que a maioria dos incêndios no nosso país são causados pela intervenção humana, pomos a culpa no clima, que se torna o bode expiatório de tudo, porque é muito fácil dizer cada vez que há uma calamidade que é o El Niño ou o efeito de estufa, mas quem tem culpa dos fogos somos nós, portugueses, que permitimos que o ordenamento do território em Portugal esteja desta forma. O problema não é deste ou daquele Governo, foram 40 anos de negligência colectiva. Julgo que se o planeamento do território fosse maior, ajudasse no combate aos fogos e o tornasse eficaz, esse ordenamento iria contrariar a meteorologia, deixando esta de ser o único factor para a previsão e prevenção dos fogos. Na minha opinião Portugal precisa que se faça cumprir a lei, precisa que se obrigue os proprietários a limpar as matas, e na eventualidade disso não ser possível, que seja o Estado a limpá-las. Portugal precisa de um ordenamento florestal eficaz, onde não se plantem apenas eucaliptos. Portugal e os portugueses precisam de entender que para protegermos o futuro das gerações vindouras temos que, muitas vezes por de lado, as tradições, ou então alterá-las (refiro-me ás festas tradicionais que têm foguetes). Portugal precisa de tomar consciência de que a floresta é essencial à vida na terra… e enquanto isso, a culpa dos incêndios florestais vai "morrendo solteira". Lanço-vos aqui um repto. Na vossa opinião de quem é a culpa dos incêndios florestais? O que deveria ser feito para travar esta calamidade que todos os anos assola o nosso país? Curiosidades:
  • Sabia que mais do que quatro incêndios em cinco têm causas humanas?
  • Sabia que os comportamentos de negligência tais como fumar em florestas e acender fogueiras, são responsáveis pela maior parte dos incêndios
  • Sabia que 1991 foi um ano recorde em termos de área ardida em Portugal Continental: cerca de 116 000 ha. Registaram-se, em média, cerca de 230 fogos por dia e um total de 22 000 fogos?

Saudações Geográficas
Liliana Azevedo

Sem comentários: