quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Colecção digital Kits – Património

Encontra-se disponível, nas páginas electrónicas do IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, de três guias de inventário de nível básico (cuja concepção esteve de acordo com as metodologias e com os conhecimentos técnicos de registo e identificação do património mais actuais).
Os três volumes que compreendem esta colecção digital Kits - Património integram-se numa medida do Programa Simplex 2008, no domínio da cidadania, e resulta de um trabalho conjunto entre o IHRU e o IGESPAR, I.P.. Um dos objectivos fundamentais desta acção consiste no fornecimento de ferramentas concebidas para o inventário do património, metodologicamente actualizadas e rigorosas, direccionadas para outras entidades, e para o cidadão em geral, pretendendo que os cidadãos e as comunidades locais se sintam empenhados numa salvaguarda conjunta da nossa herança patrimonial e numa clara articulação com as entidades responsáveis neste domínio.
Os kits disponíveis são:
  1. Kit 01 - Património Arquitectónico - Geral tem um perfil mais abrangente, remetendo para o universo desta acção e para o património arquitectónico em geral;
  2. Kit 02 - Património Arquitectónico. Habitação Multifamiliar do século XX;
  3. Kit 03 - Património Industrial - centram-se nas respectivas categorias patrimoniais, caracterizando e fornecendo informação relacionada com o âmbito patrimonial correspondente, como conceitos, cronologias, glossários ou bibliografia, para além dos elementos de registo de inventário que elucidam quanto ao modo de preenchimento das respectivas fichas.
Pode descarregar os respectivos kits nos seguintes endereços:

Saudações Geográficas
Liliana Azevedo

Sem comentários: