quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Autodesk anuncia novas versões de softwares para desenho e modelagem em projectos de infra-estrutura

No início deste mês a Autodesk anunciou novos produtos para desenho e modelagem em projectos de infra-estrutura.
Foram apresentadas as novas versões dos programas AutoCAD Map 3D, AutoCAD Raster Design, Autodesk MapGuide Enterprise e Autodesk Topobase, que fornece aos utilizadores ferramentas para desenho, visualização, simulação, análise de projectos.
Segundo a Autodesk, com o uso das ferramentas de modelagem é possível agregar múltiplas fontes de dados, de CAD, GIS e 3D, tanto para melhorar projectos como para manipular de forma mais eficiente obras já construídas.
O AutoCAD Map 3D cria e manipula dados geoespaciais. Com a tecnologia de código aberto Feature Data Object (FDO) para acesso a dados, fornece acesso directo aos principais formatos de dados usados em CAD e geoprocessamento. A versão 2010 traz mais opções para importação de dados de campo, capacidades adicionais de análise espacial e uma nova interface com o utilizador.
O AutoCAD Raster Design estende as funcionalidades dos produtos baseados no AutoCAD para que os utilizadores possam usar desenhos em papel, mapas, imagens de satélite e fotos aéreas sem necessariamente possuir o projecto em arquivo digital. A ferramenta permite transformar imagens raster em dados vectoriais, que podem então ser incorporados em outros projectos e modelos. Essa versão inclui a compatibilidade com outros produtos como AutoCAD P&ID, AutoCAD Civil e Autodesk Topobase.
O Autodesk MapGuide Enterprise serve para publicação de dados CAD e GIS através da Internet. A nova versão oferece re-projecção raster e compatibilidade com Microsoft SQL Server 2008 e GE Energy Smallworld. Além disso, o ambiente de criação Autodesk MapGuide Studio 2010 será oferecido gratuitamente para os utilizadors do Autodesk MapGuide Enterprise.
O Autodesk Topobase é um software para manipulação de modelos de infra-estrutura, que fornece uma ferramenta de trabalho em rede para manutenção, planeamento, criação de relatórios e integração durante a execução de empreendimentos. Baseado nos sofwares AutoCAD Map 3D e Autodesk MapGuide, o Topobase é uma solução aberta com o objectivo de aumentar a produtividade e optimizar recursos em grandes projectos.

Saudações Geográficas
Liliana Azevedo

Sem comentários: